quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As Difamações contra Getúlio na Mini-série "Agosto" da Rede Globo.

Por Léo de Almeida:


Tenho por hábito repudiar as aleivosias contra o grande brasileiro. Sobre o livro "Agosto" e o seriado da Rede Globo de Televisão, publiquei o seguinte artigo, em 21.07.93:
"AGOSTO": AGRESSÃO À HISTÓRIA
A Rede Globo de Televisão exibiu seriado sobre Getúlio Vargas, baseado no livro Agosto, do romancista Rubem Fonseca.
A versão dos acontecimentos políticos, que entremeiam o romance, tem conotação apaixonadamente antigetulista. Está no livro :
"Sua carta que fora escrita para se despedir do governo e não da vida"... (pág. 325).
Ora, é evidente a contradição com o final da Carta-Testamento de Getúlio Vargas: "Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".
Vargas disse várias vezes: "Só sairei do Palácio do Catete morto". Ele intencionava enfrentar pessoalmente o golpe e a Carta-Testamento era um documento para a resistência. O tiro no coração representou um gesto político de auto-sacrifício para evitar que o sangue do povo fosse derramado em uma guerra civil. O ato extremo acabou com a festa na casa do Vice-Presidente Café Filho, onde se confraternizavam os golpistas. "Aos que pensam que me derrotaram, respondo com a minha vitória" (trecho da Carta de Vargas).
O autor do livro ignorou a grandeza e a coragem da imolação de um septuagenário, que havia consagrado a vida a serviço da Pátria, e procura apequenar, à guisa de romancear os fatos, os últimos instantes de Getúlio:
"Estava vivo na memória de Vargas o rosto envergonhado da filha"(Alzira). "Getúlio começou a chorar" , (seu irmão). "Benjamim que nunca o vira chorar"...(pág. 323).
Nenhuma frase da Carta-Testamento é citada no livro e o autor comete o despautério de atribuir ao Ajudante de Ordens, Major Fitipaldi (pág. 330), a autoria do bilhete de próprio punho, deixado por Getulio na mesa de cabeceira: "À sanha de meus inimigos, deixo o legado de minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer pelos humildes tudo aquilo que desejava".
O livro e a minissérie repetem os vitupérios da imprensa lacerdista contra Vargas. "Mar de lama, porões do Catete, corrupção, bandidagem", deixando de ressalvar sua honestidade e virtudes pessoais, hoje reconhecidas unanimemente.
O livro deixa no ar - sem desmentir - infâmias da Tribuna da Imprensa, que Getúlio praticara cinco homicídios na juventude (págs. 153 e 154). Tancredo de Almeida Neves, aos 40 anos foi um altivo e competente Ministro da Justiça de Vargas. O livro minimiza sua atuação e o acoima de "raposão mineiro" (pág. 243).
O livro de Rubem Fonseca não contém uma palavra quanto aos antecedentes políticos da crise e sobre as realizações do governo Vargas, que provocaram a ira de poderosos grupos econômicos, nacionais e internacionais.
No meu entendimento, o romance Agosto não é adequado como roteiro histórico. A Rede Globo fez um desserviço ao país com a minissérie sobre Vargas estribando-se exclusivamente nesse livro.

A vida e a obra do estadista Getúlio Dornelles Vargas constituem magnífico referencial para a juventude e o povo brasileiro. Macular sua memória, além de agressão à história, contribui para acentuar o desalento e perda de auto-estima de nossos compatriotas e a maior descrença nos homens públicos.


Ver também:


GETÚLIO VARGAS POLÍTICO EXEMPLAR:


GETÚLIO VARGAS E O SONHO BRASILEIRO:


CLT É A NEGAÇÃO DA CARTA DE DEL LAVORE:

2 comentários:

  1. Da imunda e sempre entreguista imprensa naciona, sempre entreguista, destruidora de nossa língua, estrangeirizando tudo, que humilha e vexa pessoas nas também imundas delegacias, inibindo-as de irem lá, não se podia esperar outra coisa. Principalmente de indivíduos da marca de Roberto Marinho, Edir Macedo, Saad, família Frias inteira, família Mesquita inteira. O tal Saad pôs o asqueroso verme Roberto Cabrini, para divulgar, em reportagens, que a Independência do Brasil proveio de uma dor de barriga de D. Pedro I. Está patente que é mais ua mensagem sub liminar para tirar a auto-estima do povo brasileiro. Ela só escacha com os herós pátrio e destrói nosso idioma. Ela é ultra-nociva. Tem as concessões para ganhar fortunas e não dá nada em troca, por causa dos golpistas de 64 que aí estão no poder, com outras roupagens, mas com as mesmas idéias. Morte aos traidores.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir