terça-feira, 23 de janeiro de 2018

TESTAMENTO POLÍTICO DE FLORIANO PEIXOTO

Carta encontrada no bolso de Floriano Peixoto, quando veio a falecer. Floriano exalta seus seguidores para que continuem na defesa da República e do Brasil. Esse documento, muito provavelmente, foi que influenciou Getúlio a escrever como exemplo a Carta Testamento quando do seu martírio pelo Brasil. Eis a carta de Floriano: 

Meus amigos – recebo com especial agrado a sincera manifestação do vosso apreço.Ela tem para mim um valor inefável, pois revela a generosidade dos vossos nobres corações.
Ela me enche a alma de um prazer imenso, porque vejo nela um tributo de vossa gratidão a um velho servidor da Pátria, que lhe consagrou de coração o melhor da vida, e da República, por amor da qual sacrificou o resto de sua saúde e vigor que lhe deixou a penosa campanha do Paraguai.
Hoje, como vedes, vivo longe do lar a procurar em vários climas a reparação das forças perdidas nas lutas pela Pátria e pelas novas instituições.
Nessa peregrinação, alimento a esperança de alcançar do Criador a mercê de viver mais algum tempo para prover a educação dos filhos, órfãos há cinco anos dos cuidados paternos; e também para lograr o prazer de contemplar a jovem República livre dos embaraços que ora lhe estorvam os passos, a marcha desassombrada e feliz ao lado das nações mais adiantadas do Velho e do Novo Mundo.
A vós, que sois moços e trazeis vivo e ardente no coração o amor da Pátria e da República, a vós corre o dever de ampará-la e defendê-la dos ataques insidiosos dos inimigos.
Diz-se e repete-se que ela está consolidada e não corre perigo.Não vos fieis nisso, nem vos deixeis apanhar de surpresa.
O fermento da restauração agita-se em uma ação lenta, mas contínua e surda.Alerta! Pois. A mim me chamais o consolidador da República. Consolidador da obra grandiosa de Benjamin Constant e Deodoro são o exército nacional e uma parte da armada, que a Lei e às instituições se conservaram fiéis.
Consolidador da República é a guarda nacional, são os corpos de polícia da Capital e do estado do Rio, batendo-se com inexcedível heroísmo e selando com o seu sangue as instituições proclamadas pela Revolução de 15 de novembro.
Consolidador da República é a mocidade das escolas civis e militares derramando o seu sangue generoso para com ele escrever a página mais brilhante da história das nossas lutas.
Consolidador da República, finalmente, é o grande e glorioso partido republicano, que, tomando a forma de batalhões patrióticos, praticou tais e tantos feitos de bravura, que serão ouvidos sempre com admiração e respeito pelas gerações vindouras.
São esses os heróis para os quais a Pátria deve volver os olhos, agradecida.
À frente de elementos tão valiosos, não duvidei, um momento sequer , do nosos triunfo, e, pedindo conselhos a inspiração e a experiência e procurando amparo no sentimento da grande responsabilidade que trazia sobre os ombros tive a felicidade de poder guiar os nossos no caminho da vitória.
Foi esse o meu papel.
Se mérito existe, não almejo outra recompensa, senão a prosperidade da República e a estima dos que sinceramente lhe consagram o seu amor.
Vou terminar: as prescrições médicas não me permitem o mais leve trabalho mental; mas, para corresponder à vossa gentileza, não duvidei infringir os conselhos da ciência e escrever estas linhas, que vos entrego como penhor e testemunho da minha eterna gratidão. – Divisa, junho de 1895 – Floriano Peixoto.

2 comentários:

  1. O legado do nosso grande Marechal nunca será esquecido. Descanse em paz, Floriano Peixoto.

    ResponderExcluir
  2. Um herói esquecido pela hipocrisia dos servidores do imperialismo.

    ResponderExcluir