domingo, 25 de janeiro de 2009

Governo Requião, Balanço e Medidas Contra a Críse

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, cresceu 5,8% em 2008, de acordo com o IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). O desempenho paranaense é superior à média nacional.
Foram criados mais de 160 mil postos de trabalho com carteira assinada nos 10 primeiros meses do ano, de acordo com o CAGED. "Este é o melhor desempenho paranaense para o período e representa quase 10% do emprego gerado em todo o Brasil no mês de outubro”, comentou o presidente do IPARDES, Carlos Manuel dos Santos.
O conjunto de políticas aplicadas pelo governador Roberto Requião, têm um efeito muito mais dinâmico no Paraná em comparação a outros Estados. Como é exemplo na área tributária com foco nas micro e pequenas empresas como nos relevantes investimentos públicos feitos na área de transportes, que melhoraram as condições dos portos e das rodovias. Outra política estadual que estaria influenciando no crescimento da economia paranaense é o subsídio dado à energia elétrica em alguns setores da agropecuária e a mecanização do campo. “O programa Trator Solidário teve grande colaboração para que a economia do Estado tenha apresente crescimento”, concluiu Santos. Ele cita como fatores relevantes para o crescimento, o aumento do volume de crédito, propiciado por uma menor rigidez da política monetária, a elevação dos salários reais(O Roberto Requião instituiu no Paraná o maior "salário mínimo estadual" em todo o Brasil), conseqüência do aquecimento do mercado de trabalho e da valorização do câmbio, e a manutenção do equilíbrio do balanço de pagamentos, garantida principalmente pela alta das cotações de importantes produtos exportados pelo País.
AGROPECUÁRIA – Em 2008, o Paraná bate um novo recorde na produção agrícola, com a colheita de 31,5 milhões de toneladas de grãos, o que corresponde a um aumento de 7,8% em comparação a 2007, ano em que o volume colhido foi de 29,2 milhões de toneladas, o que já havia sido considerado muito expressivo. Na mesma direção, a produção pecuária vem apresentando expansão, distinguindo-se a notável ampliação do abate de aves.
INDÚSTRIA - Com o aumento de 10,9% da produção no acumulado até setembro de 2008, o Paraná ocupa atualmente a terceira posição no ranking nacional, atrás do Espírito Santo e Goiás. O desempenho também se mostra acima da variação de 6,5% da indústria nacional nos nove primeiros meses deste ano. O crescimento da indústria do Paraná em 2008 também refletiu na folha de pagamento real por trabalhador, que cresceu 6,1% no acumulado de janeiro a setembro de 2008. O salário líquido nominal teve expansão de 9,58%. Para o economista da FIEP, Roberto Zurcher, o Paraná tem algumas vantagens que tem propiciado crescimento, como a forte produção agroindustrial que ainda não foi atingida pela crise, espalhando uma grande quantidade de renda em todo o Estado.
Segue o pronunciamento do governador do Paraná, Roberto Requião, fazendo um balanço do ano de 2008 e as medidas que vem tomando para enfrentar a críse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário