quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Oque é Trabalhismo? - 1° Parte de 5.


O Trabalhismo é a forma de atuação política dos trabalhadores organizados. Não importa o que o partido esteja momentaneamente defendendo, pois seu caráter trabalhista é dado pela ligação orgânica com os sindicatos e deste com os trabalhadores. O Trabalhismo tem início na Inglaterra. Em 1893, é organizado o Partido Independente dos Trabalhadores(Independent Labour Party). O Partido contemplava como objetivo final o Socialismo, mas, sua atuação prática se voltava na defesa dos problemas imediatos dos trabalhadores dentro do capitalismo.
No Brasil, o Trabalhismo surge como uma proposta de Estado através de Getúlio Vargas no bojo da Revolução de 30, diferentemente do que se observa na Europa que surge por iniciativa dos próprios trabalhadores.
Getúlio Vargas é o grande artífice desse processo, criando o Ministério do Trabalho(algo que antes no dizer do presidente Washington Luís, era apenas um "caso de polícia"), o governo revolucionário então reúne várias leis esparsas, de lavra própria já criadas juntando-as, ampliando e aderindo novos direitos aos trabalhadores criando uma nova relação de trabalho que se materializa na CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, marco sem precedentes na História do Brasil. A CLT foi para os trabalhadores oque a Lei Áurea foi para os Escravos.
Pela instituição do Estado-Novo e consequente ausência de partidos políticos, a legislação sindical estabelece vínculos orgânicos entre os sindicatos e o Ministério do Trabalho. Com isso o Estado relacionava-se diretamente com os trabalhadores.
Com o golpe que depois Getúlio, pondo fim ao Estado Novo, Getúlio tratou de organizar o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, afim de preencher a lacuna de representação dos trabalhadores no novo cenário político que se formava. É com a adesão de Getúlio ao PTB, que o trabalhismo incorpora o ideário nacionalista de Vargas. O PTB não será apenas um meio para pleitear reinvindicações trabalhistas ele será o próprio bastião de defesa do projeto político de Vargas para o Brasil é oque podemos chamar apartir de então de Nacional-trabalhismo Brasileiro.
O Trabalhismo Brasileiro, Antecedentes - 2° Parte de 5:

Nenhum comentário:

Postar um comentário