terça-feira, 29 de maio de 2012

História do Brasil


"Vimos as nossas tradições desnaturadas, os seus heroísmos infamados, falseada a essência da sua história (...) Inimigos, não caluniaram a Nação Brasileira como fizeram os seus historiadores, repetidos nos políticos. Em suas obras, confusas e opacas, desaparecem as qualidades características do povo, qualidades propositadamente escondidas, quando não são ostensivamente negadas."


"Para não desesperar do destino deste povo, houve que levar os olhos para a remota história do Brasil em formação quando as suas virtudes se pronunciaram: o nascer das tradições brasileiras, com os lances em que a nacionalidade se revelou e afirmou, uma “idade heróica”, em manifestação de valor pátrio capaz de fazer o orgulho de qualquer povo. A história desses dias longínguos, a cujas tradições nos acolhemos, será a montanha em beleza, altura que nos protegerá contra as emanações do paul em que nos encontramos. Lá em cima, com o anunciar da nacionalidade, gira um sopro de vivificante aurora: purifiquemo-nos, reanimemos nele." - Manoel Bomfim.




3. A Campanha de Itamaracá - As Primeiras Manifestações de Energia da Terra.
Com os potiguaras, tinham os franceses levantado grandes exércitos, temíveis pela bravura do gentio, a mestria do comando e a qualidade das armas. Sob as ordens de oficiais franceses, os valentes caboclos serviam-se dos canhões como aguerridos europeus. E os brasileiros tiveram que lhes opor poderosos exércitos coloniais, que foram os maiores da América, até aquele momento.




7. A Nacionalidade Vencedora! O Valor Militar dos Insurgentes.  
"Nessa época, o custo de armar e manter um exército era alto, razão pela qual a proporção entre efetivos e a população é relativamente pequeno comparado a outras épocas da história. A guisa de comparação, o maior exército do mundo na época era o espanhol, que não contava mais do que 15 mil homens. Na decisiva batalha  de Nieuwpoort em 1600, entre Espanha e Holanda, e que determinou a independência da Holanda, até então submetida a Espanha, contavam os holandeses 12 mil homens, contra 15 mil de Espanha."


"assinaremos a paz com império com o sangue do primeiro castelhano que cruzar a fronteira."

11. Proclamação da República:
É com Floriano Peixoto que esse modelo se materializa. Forja-se um nacionalismo militante, a defesa da república empolga a população: o povo se engajou na defesa da República , integrando batalhões republicanos, participando de comícios e manifestações, houve uma mobilização espontânea.

12. A Revolução Acreana - Uma Guerra Anti-Imperialista no Coração da Amazônia. (1902-03)


14. O Governo do Presidente Arthur Bernardes (1922-26)

15. Revolução de 30, A Demolição do Estado Liberal.
"A única que tivemos digna desse nome(Revolução de 30), pela profunda transformação social modernizadora que operou sobre o Brasil. Que, proscreveu do poder os coronéis-fazendeiros com seus currais eleitorais e destitiuiu os cartolas do pacto "café-com-leite".


16. A Contra-revolução de 1932.
"aquilo era sacanagem dos paulistas da UDN. Sempre achei isso. Porque nenhum filho de gente importante estava lá? Só estavam o povinho ou os ingênuos como eu. Foi uma das sacanagens mais bem armadas que eu já vi."

17. 64 - Um Golpe Contra o Nacionalismo Brasileiro.
O objetivo da ditadura era varrer os políticos ligados ao getulismo (sendo o comunismo apenas o pretexto invocado para o golpe). Golbery do Couto e Silva,  sempre foi transparente a esse respeito: "expurgar da cena política brasileira os políticos ligados ao populismo getulista.". 

2 comentários:

  1. Olá!!

    Moço, muito bom esse seu blog. Uma pena tão pouca repercussão do mesmo. Meus parabéns pelo ardil trabalho. Infelizmente não tenho finanças para lhe ajudar! Mas deixo aqui meu reconhecimento de tão belo e devocional laboro em prol de reascender as chamas do nosso espírito nacionalista e trabalhista! Muito bom mesmo! Uma luz no fim do túnel!

    Tenho uma pergunta: qual a visão do senhor do o Dr Enéas Carneiro? Até que ponto as ideias do PRONA se aproximam do ideal castilhista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não somos mercadores. Fazemos por devoção a nossa pátria, a nossa nação.... é oque esperamos de outros brasileiros movidos por igual sentimento.

      As "idéias do PRONA" são as idéias do Bautista Vidal, do qual estamos em total consonância. Já a figura do Enéas, são outros 500, e nem tudo que reluz é ouro.

      Excluir