segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Contra-revolução de 1932



Tropa Federal Riograndense no Ibirapuera
A Contra-revolução de 32 foi a reação da oligarquia em seus espamos finais contra a Revolução de 30, quando usou parte da classe média em São Paulo como bucha de canhão na consecução de seus intentos, ao que a classe trabalhadora se pois ao lado de Getúlio com quem sempre esteve!


A mesma oligarquia que antes fraudava sem a maior parcimônia eleições e mergulhava na mais sombria corrupção, usava como embuste uma pretensa "democracia"(que sempre renegaram) contra um governo revolucionário que ainda se encontrava em formação. Pretexto, reles pretexto para abortar a Revolução em curso.

O empresário Octavio Frias de Oliveira (falecido proprietário do jornal "Folha de São Paulo"), participou como voluntário daquele movimento (mais um que serviu como buxa de canhão para os apetites de poder insaciáveis da oligarquia cafeeira). Em sua biografia, contou o que foi realmente aquela rebelião:
"aquilo era sacanagem dos paulistas da UDN. Sempre achei isso. Porque nenhum filho de gente importante estava lá? Só estavam o povinho ou os ingênuos como eu. Foi uma das sacanagens mais bem armadas que eu já vi.".
Lembrando que, enquanto os filhos da oligarquia escapavam de ir lutar, o filho de Getúlio, Lutero Vargas, na época apenas um adolescente, foi para a frente de combate, pois como escreveu Getúlio em seu Diário:
"não podia privá-lo de fazer aquilo que julgava ser o seu dever. Meus inimigos não poderão dizer que este aspecto sentimental me desinteressava" .
Hodiernamente esse cadáver de 32, mantido insepulto pela oligarquia, é usado por separatistas, sob manto de "regionalismo" para atacar Getúlio, e a unidade Nacional, fomentando divisões internas. E alguns inocente úteis, ou mau-caráteres mesmo, que se alcunham "nacionalistas"(?) defendem essas mesmas pautas, que foram expressamente combatidos por Vargas.

Alguns, são tão descarados, que chegam ao cúmulo da desfaçatez em negarem a própria existência da nacionalidade brasileira, que é a própria razão de ser de alguém que se alcunhe como "nacionalista".

Artigos correlatos:


A Regionalização como fator de Integração e Desenvolvimento Nacional






3 comentários:

  1. Realmente, revolução de 32 só aconteceu apenas pra saciar os interesses da oligarquia de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Olá , gostaria de saber se por acaso existiu paulistas que lutaram do lado dos federalistas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos operáriado, trabalhadores de um modo geral, por assim dizer, e que constituiam a imensa maioria da população em São Paulo apoiavam Getúlio. No que pese não tomarem parte de forma ativa na frente de combate, posto o apoio oficial do governador as tropas contra-revolucionárias. Muitos atuaram sabotando as linhas de produção. Caso bem conhecido, eram as granadas preenchidas com areia.

      Excluir