09 de janeiro de 1822. Dia do Fico, o então regente príncipe D. Pedro, contraria a corte de Lisboa e decide ficar no Brasil.
20 de janeiro de 1567, Batalha de Uruçumirim, sob comando do capitão-mór Cristóvão de Barros, Guerra de Expulsão dos Franceses.
22 de janeiro de 1532, fundação da vila de São Vicente por Martim Afonso de Souza.
FEVEREIRO:
19 de fevereiro de 1649, II Batalha dos Guararapes.
19 de fevereiro de 1868, Passagem de Humaitá, Guerra do Paraguai.
MARÇO
01 de março de 1565, fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.
29 de março de 1549, fundação de São Salvador por Tomé de Souza.
ABRIL:
16 de abril de 1638, a esquadra holandesa adentra a bahía de Todos os Santos, transportando 5.000 homens, e inicia o assedio a cidade de São Salvador, que resultará na II Batalha de Salvador em maio desse mesmo ano.
19 de abril de 1879, nascimento de Getúlio Vargas.
19 de abril de 1648, segunda Batalha dos Guararapes.
21 de abril de 1789, Tiradentes.
22 de abril de 1500, Descobrimento do Brasil.
MAIO:
JULHO
2 de julho de 1823, tomada de Salvador, Guerra de Independência.
14 de julho de 1891, Constituição Castilhista.
AGOSTO
03 de Agosto de 1945, vitória brasileira sobre os holandeses no que ficou conhecido como Batalha do Monte das Tabocas, atual Vitória de Santo Antão, em homenagem ao Santo creditado a vitória.
06 de agosto de 1902, início da Revolução Acreana, com a tomada da intendencia de Xapuri-AC, por Plácido de Castro com 33 seringueiros.
SETEMBRO
03 de setembro de 1645, capitulação dos holandeses e tomada do Forte do Pontal, no cabo de Santo Agostinho, pelos insurreitos, tendo afrente André Vidal de Negreiros e Martim Soares Moreno. Após os holandeses se encontrarem sitiados desde 15 de agosto do mesmo ano.
07 de setembro de 1824, Independência do Brasil.
OUTUBRO
1614. Expedição de Jerônimo de Albuquerque (Maranhão), chega ao fortim da baía das Tartarugas ou Jererecoara, hoje Jericoacoara-CE, construído pelo mesmo em 1613. Rumo ao Maranhão para expulsar os franceses.
1624 — instalação da vila e Nossa senhora da Conceição da ilha Grande, depois cidade de angra dos reis, pelo capitão João de Moura Fogaça. A primitiva povoação já existia pelo ano de 1590, no lugar denominado Vila Velha, na ponta fronteira à ilha Gipóia, uma légua (cerca de 6,6 km) distante da atual cidade. Desde 1593, era paróquia. Cumpre notar que frei Gaspar da Madre de Deus errou, atribuindo a Martim Afonso de Sousa o descobrimento desse porto no dia de reis de 1532. A esquadrilha desse capitão-mor partiu no dia 1º de agosto de 1531 do Rio de Janeiro para são Vicente, mas não tocou em Angra dos Reis, descoberta por André Gonçalves e Américo Vespúcio no dia 6 de janeiro de 1502.
1642. Antônio Muniz Barreiros surpreende e toma, pela madrugada, o forte holandês do Calvário, no itapicuru, depois de ter aprisionado o comandante Maximiano Schade, que dormia fora desse forte.
1645. 50 moradores do Rio Grande do Norte tinham se fortificado, depois da matança de Cunhaú (16 de julho), na casa de Fernando Mendes, no Potengi, perto do lugar em que está hoje a povoação de São Gonçalo, e aí repeliram um ataque do feroz Jacob Rabbi, judeu alemão. Rabbi pois, então, em apertado sítio o fortim, cujos defensores foram obrigados a capitular no dia 1º de outubro. Quem comandava os índios era o mencionado chefe, e não Johan Listry, aprisionado em Casa forte no dia 17 de agosto (ver 3 de outubro).
1645 — À meia-noite de 1º para 2 de outubro, os holandeses assaltaram alguns dos destacamentos que tínhamos na margem direita do beberibe. Os nossos recuaram até a estância do capitão João Soares de Albuquerque e, recebendo ali algum reforço, voltaram sobre o inimigo e o perseguiram, até que este ficou ao abrigo dos seus fortes.
1762. Os castelhanos, que bloqueavam Colônia do Sacramento desde 6 de julho, começaram a investi-la neste dia. Dirigiu este assédio (o quarto que sofria a praça) o general Ceballos. Era governador da Colônia o brigadeiro Vicente da Silva da Fonseca (ver 30 de outubro).
1777. Tratado preliminar de Santo Ildefonso (La Granja), fixando os limites entre os domínios portugueses e espanhóis na américa. Este tratado ficou nulo porque a demarcação não se ultimou, e ocorreu a Guerra de 1801, em que o Brasil, pelo direito de conquista, alargou as suas fronteiras. depois, sobreveio a independência das possessões portuguesas e espanholas na América, ficando indecisas as fronteiras e prevalecendo, portanto, na falta de tratados, o Direito da Posse.
1645 — Os moradores do Rio Grande do Norte, que haviam capitulado no fortim de Potengi (ver 1º de outubro), e outros que estavam prisioneiros na fortaleza Ceulen (reis magos) são conduzidos pelos holandeses até a foz do Uruguaçu, afluente da margem direita do Potengi (Huruauassú, segundo Calado; Uruguaguaçú, no mapa de marcgrav), e aí entregues, nesta data, aos selvagens do principal antônio Paraupaba. Lopo Curado Garro descreveu o horroroso assassinato de todos esses prisioneiros, entre os quais podem ser citados Estevão Machado de Miranda, Vicente de Sousa Pereira, Francisco Mendes Pereira, João da Silveira, Simão Correia, vigário Ambrósio Rodrigues Ferro, Antônio Vilela, o moço, José Porto, Francisco Bastos, Diogo Pereira, João Martins, Antônio Baracho (começaram cortando-lhe a língua e outras partes do corpo), Mateus Moreira (abriram-no pelas costas, para arrancar-lhe o coração), Manuel Álvares Ilha e Antônio Fernandes. Estes últimos não foram martirizados porque, tendo facas de ponta, se lançaram contra os algozes, matando e ferindo alguns, e sucumbiram pelejando.
1653 — Parte de lisboa a frota anual da Companhia Geral do Comércio do brasil. Compunha-se de 64 navios, incluindo os mercantes. Pedro Jaques de magalhães, depois visconde da fonte arcada, era o general (isto é, comandante em chefe), e Francisco de Brito Freire, o almirante (isto é, comandante ou imediato do general). Essa frota chegou ao lamarão do Recife no dia 20 de dezembro e, auxiliando o exército do general barreto de meneses, contribuiu para a capitulação dos holandeses (26 de janeiro de 1654) e a completa libertação do território, que ainda ocupavam os invasores no norte do Brasil.
1735 — Começa neste dia o terceiro assédio da Colônia do sacramento pelos espanhóis de Buenos Aires. Terminou no dia 2 de setembro de 1737. a praça foi vitoriosamente defendida pelo brigadeiro antônio Pedro de Vasconcelos, graças aos continuados socorros de tropa e de víveres, remetidos pelo capitão-general do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Gomes Freire de Andrada, depois conde de bobadela.
1501 — André Gonçalves e Américo Vespúcio, explorando pela primeira vez a costa brasileira do cabo de são roque para o sul, reconhecem a foz do grande rio, a que deram o nome de são francisco.
NOVEMBRO
08 de novembro de 1822, Batalha de Pirajá
10 de novembro de 1937, Estado Novo.
15 de novembro, Proclamação da República
19 de novembro de 1614, Batalha de Guaxenduba.
DEZEMBRO:
25 de dezembro:
1591 — a vila de Santos é assaltada e surpreendida por destacamentos do Roebuck (capitão Cocke), Desire (capitão John davies) e Blacke Pinesse, navios da esquadra do corsário inglês Thomas Cavendish. Os moradores estavam reunidos na igreja, e nenhuma resistência puderam opor. Cavendish, que ficara na ilha de são sebastião, chegou dias depois com o Leicester e o Daintie. Os ingleses fortificaram-se em Santos, incendiaram vários engenhos no caminho de são Vicente e partiram para o sul, ao cabo de dois meses, levando tudo quanto tinha algum valor. Voltaram a santos no ano seguinte; no entanto, todos os que desembarcaram foram mortos, entrando nesse número os capitães stafford, southwell e barker. No Espírito santo, foram repelidos com grande perda e sofreram ainda pequenos reveses na ilha de são sebastião e na ilha Grande. Cavendish morreu em viagem, quando regressava para a inglaterra. as divergências que se notam entre as datas de John Janes (Hackluyt, III, 842 e segs.) e Knivet (Purchas, iV, 1.201 e segs.) resultam principalmente da diferença dos calendários juliano e gregoriano. O dia 25 de dezembro, entre os portugueses, que já haviam adotado a reforma gregoriana, correspondia ao 15 de dezembro do antigo estilo. Os ingleses só adotaram a reforma em 1752.
1599 — é instalada a vila Cidade dos Reis (atual Natal) no Rio Grande do Norte. A fortaleza dos Reis Magos, começada a construir, ou terminada, a 6 de janeiro de 1598 por Manuel de Mascarenhas Homem, ficou desde 24 de junho do mesmo ano sob o comando de Jerônimo de Albuquerque. foi este quem formou, principalmente com índios, a povoação que nesta data teve o predicamento de vila. Durante o domínio holandês, o príncipe Maurício de Nassau deu-lhe o título de cidade.
1615 — Francisco Caldeira Castelo Branco parte de São Luís do Maranhão com três navios e 150 homens para ocupar o Amazonas (data de André Pereira, que ia na expedição, citada pelo visconde de Porto Seguro, História Geral, i, p. 450). Caldeira fundou então um forte e a povoação, que desde logo teve o nome de cidade de Nossa Senhora do Belém, no Pará.
1636 — ataque e tomada da missão jesuítica de San Cristóbal, no rio Pardo (rio Grande do sul), pelos paulistas. Antônio Raposo Tavares era o chefe desses bandeirantes.
1637 — incêndio de São Cristóvão, em Sergipe d’el-Rei, pelos holandeses.
1653 — reúnem-se em Olinda os generais Francisco Barreto de Meneses e Pedro Jaques de Magalhães, comandantes do exército e da esquadra, e os principais cabos das forças portuguesas de terra e mar. Nesse Conselho Militar, fica resolvido o ataque imediato às fortificações do Recife, ataque que pôs termo glorioso à guerra contra o domínio holandês no Brasil.
26 de dezembro:
1634 — Luís de Avelar, Henrique Dias, Antônio Bezerra e outros quatro capitães saídos do arraial com as suas companhias destroçam um corpo de holandeses na campina do brito (várzea do beberibe). Os três citados capitães foram feridos, sendo esse o quarto ferimento que recebera Henrique Dias.
1645 — dois soldados pernambucanos vão, durante a noite, em uma jangada, ao ancoradouro do recife e tentam incendiar dois navios holandeses por meio de pequenos brulotes. O navio Swaen começou a arder, e houve no porto grande confusão. Um dos soldados, João Tavares, natural de muribeca, foi ferido ao regressar. Segundo Nieuhoff, deu-se esta ocorrência na noite de 26 de dezembro, segundo Calado e rafael de Jesus, em princípios de dezembro, mas não declaram o dia; Gama, escritor deste século13*, indicou arbitrariamente a data de 2 de dezembro.
1778 — morre no convento dos capuchinos de Córdova (Espanha) o general dom Pedro de Ceballos, que foi governador de buenos aires e, depois, primeiro vice-rei do rio da Prata. Este general, dispondo de forças muito superiores, apoderou-se, em 1762-63, da Colônia do Sacramento e de grande parte do Rio Grande do sul e, em 1777, comandou a poderosa expedição que ocupou a ilha de santa Catarina e rendeu a Colônia. seus nomes de família eram muito numerosos: chamava-se dom Pedro antonio de Ceballos Cortéz Calderón Coes arebalo barreda la Veja Porras Estrada y Escalante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário