O historiador Hélio Silva nos reporta que Getúlio uma vez perguntado qual o político que mais o influenciara, respondeu que, além de Castilhos, fora Pinheiro Machado.
Pinheiro Machado foi o mais influente e poderoso Senador da República Velha que se notabilizou pelo constante ataque as oligarquias regionais, especialmente durante o governo de Hermes da Fonseca, eleito Presidente pela sua mão, e para tanto fundou o Partido Republicano Conservador - PRC, o 1º de matiz nacional, de linha nacionalista e republicana.
Em 1889, ao ser proclamada a República, Pinheiro Machado já se caracterizava como um dos mais valorosos republicanos no Rio Grande. A partir de então, diz o Ministro Tavares de Lira:
“(...) identifica-se por completo com Júlio de Castilhos: um seria o homem de Estado; o outro o homem da ação, e os dois unidos, apoiados pelos velhos legionários dos dias de lutas e pelos adesistas sinceros, a força poderosa sobre que repousaria, de começo, naquele recanto do território nacional, a sorte das instituições, proclamadas a 15 de novembro”.
Fora um dos fundadores do Partido Republicano Rio-Grandense, juntamente com Júlio de Castilhos e Venâncio Aires,
Fiel à tradição castilhista, Pinheiro pretendeu realizar a nível nacional o que Júlio de Castilhos conseguira no Rio Grande com o PRR: a direção do executivo por um partido ideológico republicano que garanti-se a República e nortea-se suas ações.
O PRC seria encarregado de dar ao Presidente da República o apoio político necessário para ganhar as eleições e exercer o poder. Por outro lado, o Executivo devia ser forte, não se sujeitando, por exemplo, às intromissões do poder judicial, ou aos vaivéns demagógicos da Câmara dos Representantes.
Para isto fazia-se necessário o apoio de um partido solidamente estruturado em nível nacional: o PRC (assim podemos explicar as declarações de Hermes da Fonseca, confirmando sua submissão, como Presidente da República, às diretrizes do Partido).
É assim que funda em 1910, o Partido Republicano Conservador, no qual elegerá Hermes da Fonseca e o utilizará como arma para exterminar as oligarquias regionais como a de Franco Rabelo no Ceará, conseguindo a filiação de Padre Cícero ao PRC.
Foi com Pinheiro Machado a 1ª tentativa de transposição do Castilhismo para o cenário nacional, Getúlio levaria a efeito com a Revolução de 30, e legaria consigo a necessidade de terminar a obra de Pinheiro Machado: o extermínio definitivo das oligarquias regionais.
Artigos Relacionados:
O Estado Castilhista
Artigos Relacionados:
O Estado Castilhista
A Influência Positivista no Nacional-Trabalhismo.
Uma Grécia nas Ribeiras do Atlântico Sul – As Tradições Republicanas no Brasil.
http://ressurreicaonacionalista.blogspot.com/2009/08/uma-grecia-nas-ribeiras-do-atlantico.html