segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Porquê o nordeste do Brasil votou em peso no Lula?

A pergunta tem se proliferado desde 2018, quando a região já votara majoritariamente no seu preposto "Haddad". E com múltiplas respostas, sem enxergar, ou querer enxergar o óbvio, ou talvez silenciando uma verdade inconveniente. As populações dos Estados do nordeste do Brasil votaram no Lula e nos candidatos ligados a ele, porque seus respectivos governos foram bons. 

No curso das duas gestões do Lula como Presidente, Lula fez um bom governo, o melhor (ou menos ruim como preferir) de 88 para cá. Isso em todo País. Basta recordar que saiu com 80% de aprovação. Oque viabilizou, a eleição de governadores PTistas, ou ligados a ele, na região. Esses governos de "esquerda", repetiram a boa gestão do Lula. E essa é essencialmente a razão tanto pela qual a região vota no Lula, quanto porque o PT e seus aliados tem conseguido se reeleger. 

Elencar todos os investimentos, melhorias, dos respectivos governos aliados ao Lula na região, não é nosso propósito nesse artigo. Mas creio suficiente relatar, para um melhor juízo do quão foram bons os respectivos governos aliados do Lula na região, o caso do Ceará. O Ciro propagandeou, aos quatro ventos, que a educação pública do Ceará era a melhor do Brasil. Como se fosse obra de seu irmão Cid Gomes, governador por 2 vezes, atualmente, com mandato de Senador (eleito em 2018). Cid fez alguma melhora no ensino público no Ceará, mas basta olhar os índices ao final de sua gestão, para ver que o ensino público no Ceará ainda estava bem a quem da excelência que lhe caracteriza hodiernamente. Foi nas duas administrações PTistas, com Camilo Santana, que finda seu mandato agora em 2022, e que se elegeu ao senado nesse pleito, que a educação pública no Ceará deu uma verdadeira guinada de qualidade. E isso, não só na educação. Os serviços públicos de Saúde no Ceará são equiparáveis na atualidade a países de 1º mundo. Em suma, é dizer que os serviços públicos no Ceará, com a gestões PTistas, funcionam..... algo inédito no Estado, e mesmo raro no Brasil. E não por acaso, Camilo Santana fez seu sucessor. 

E porque nas outras regiões isso não ocorreu? De certa forma ocorreu, vede a eleição da Dilma, alguém sem qualquer carísma, eleita por reles apoio do Lula. Mas, oque pesou mais, na mitigação de sua influência, principalmente no sudeste, foi por essa região haver uma gama maior de caciques políticos de igual ou maior envergadura, antagônicos ao PT. E mesmo alianças feitas em que o PT abdicou em proveito de aliados, notadamente, o PMDB no Rio de Janeiro. No caso do Rio, mesmo o PMDB, não estando no campo da "esquerda", conseguiu eleger e fazer sucessores com apoio do Lula, e só foi apeado do poder por perseguições juridico-políticas, tal como veio a ser com o próprio Lula. Não tivessem cassado a candidatura do Lula em 2018, Lula teria sido eleito na sela da Polícia Federal em Curitiba. Ainda no Rio de Janeiro, emblemático também é o caso de Maricá, com o ex-prefeito Washington Quaquá, que no auge do anti-petismo em 2016, conseguiu fazer seu sucessor logo no primeiro turno. Isso devido a uma brilhante administração digna de elogios, quem não conhece, procure conhecer. 

Oque importa dizer, é que no sudeste como em outras regiões, essa menor influência do PT e seus aliados, foi mitigada por outras forças políticas atuantes, como também por perseguições juridico-políticas, e claro pela ostensiva campanha difamatória da imprensa hegemônica. 

E de um modo geral, essas políticas sociais, mais largamente adotadas pela "esquerda", encontra eco em populações historicamente menos favorecidas. Eis o Rio Grande do Sul, nessa eleição, na região do "pampa pobre", que votou majoritariamente no Lula, em contraste ao restante do Estado.  

A classe média alta, e os ricos, verdadeiramente ricos, que quase nunca precisam de serviços públicos essenciais, e que ignoram completamente essa realidade, alienados por uma imprensa hegemônica que satanizou o PT, de forma contínua e afrontosa de pelo menos 2013 à 2018. Parece não perceber ou fingir não perceber a causa do porque o Lula, 20 anos afastado do poder, e mais das vezes atacado sem razão (outras com razão) consegue ainda arrastar consigo uma massa de eleitores, saudosos dos tempos de bonança de que gozaram em seu governo, ante a realidade sombria e sem horizonte do bolsonarismo que se apoia exclusivamente em fantasmas e espantalhos criados e plantados pelos próprios embusteiros. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário