domingo, 2 de fevereiro de 2020

O Pensamento de Julius Evola - O Precursor da Direita Olavista.


Giulio Cesare Andrea Evola (19 de maio de 1898 - 11 de junho de 1974), mais conhecido como Julius Evola, foi um filósofo, pintor e esoterista italiano. Evola considerava suas perspectivas e valores espirituais como aristocráticos, masculinos, tradicionalistas, heróicos e reacionários.

Evola acreditava que a humanidade está vivendo no Kali Yuga, uma Idade das Trevas com apetites materialistas desencadeados, esquecimento espiritual e dissolução. Para combater isso e convocar um renascimento primordial, Evola apresentou seu mundo de tradição. A trilogia principal das obras de Evola é geralmente considerada Revolta contra o mundo moderno, Homens entre as ruínas e Cavalgada do tigre. Segundo um estudioso, "o pensamento de Evola pode ser considerado um dos sistemas mais radicais e consistentemente anti-legalitário, anti-democrático e antipopular do século XX". Muitas de suas teorias e escritos, estão centradas no próprio espiritismo e misticismo idiossincrático de Evola - a vida interior. A filosofia abordava temas como o hermetismo, a metafísica da guerra e do sexo, tantra, budismo, taoísmo, montanhismo, o Santo Graal, a essência e a história das civilizações, a decadência e várias tradições filosóficas e religiosas que lidam com os clássicos e os Orientais.

Evola foi um notável crítico do fascismo e do nazismo e sua filosofia sociopolítica dita: "tradicionalista" é mais de direita do que o fascismo. No entanto, o trabalho de Evola influenciou fascistas e neofascistas, embora ele nunca tenha sido membro do Partido Fascista Nacional Italiano ou da República Social Italiana e ter se declarado antifascista. Ele considerava sua posição como a de um intelectual simpático de direita, via potencial no movimento e desejava reformar seus erros, para uma posição alinhada às suas próprias opiniões. Um de seus sucessos foi em relação às leis raciais; sua defesa de uma consideração espiritual da raça venceu no debate na Itália, em vez de um conceito exclusivamente biológico adotado pela a Alemanha. Desde a Segunda Guerra Mundial, muitos grupos radicais "tradicionalistas", da nova direita, "conservadores revolucionários", fascistas e que se auto-proclamam de "terceira posição" se inspiraram nele, além de vários ocultistas apolíticos.

Por volta de 1920, os interesses de Giulio Cesare Andrea Evola o levaram a estudos espirituais, transcendentais e "supra-racionais". Ele começou a ler vários textos esotéricos e gradualmente se aprofundou nos estudos sobre ocultismo, alquimia, magia e oriental, particularmente no lamaismo tibetano e no yoga tântrico vajrayanista. Também passou a fazer uso de drogas alucinogênicas para experimentar estados alterados de consciência, depois passou a criticar essas drogas em Ride the Tiger, pois não considerava a estimulação um meio de transcendência.

Em 1927, junto com outros esoteristas italianos, fundou o Gruppo di Ur (o Grupo Ur). O objetivo do grupo era fornecer uma "alma" ao crescente movimento fascista da época através do ressurgimento de um antigo paganismo romano, do qual, veio a se arrepender depois.

Evola se opois aos Acordos Lateranenses de Benito Mussolini com a Igreja Católica Romana e rejeitou o nacionalismo do partido fascista e seu foco na política no movimento de massas; esperando influenciar o regime em sua própria variação no bojo do movimento fascista.


Artigos correlatos:



7 comentários:

  1. Como podem se dizer tradicionalistas se desprezam evola e guenon???

    ResponderExcluir
  2. Antes, não é uma questão valorativa de "desprezar" ou não, e sim o teor da verdade, o elemento era anti-nacional, anti-católico, ocultista, esotérico, e tudo mais que não presta. Para dizer o mínimo, um doido varrido. Segundo.... quem vos disse que somos "tradicionalistas", ao menos segundo a concepção desse idiota? Jamais pode ser tradicionalista quem não cultiva sua cultura, logo um anti-naciona, anti-católico JAMAIS em tempo algum pode se dizer tradicionalista!

    ResponderExcluir
  3. Achei o blog interessante pelo conteúdo nacionalista, mas... estou começando a duvidar da seriedade do mesmo em função das VÁRIAS contradições, tanto aqui, quanto na página do facebook. Como pode um blog/grupo/círculo ou o que quer que seja, que utiliza símbolos pagãos, divulga "wicca keltaica", faz referências à cultura celta, ao mesmo tempo pode afirmar de forma pejorativa que "ocultista, esotérico é tudo que não presta", e, mesmo utilizando VÁRIOS símbolos pagãos, pregar que o catolicismo é a "única religião que presta"?

    ResponderExcluir
  4. O Círculo Castilhista tem como núcleo a defesa das instituições Castilhistas somado ao legado nacionalista de Getúlio, esse é o núcleo. A ele se somam tendências diversas que estejam ligados umbilicalmente a nossa nacionalidade. Os símbolos pagãos que mencionou, não são aleatórios, são todos galaico-lusitanos, pertencentes a nossa linhagem ancestral. De uso pela Lānkia Castilhista, o Círculo Castilhista não faz uso deles. A Wikka Keltaica, é uma subdivisão feminina da Lānkia, também de linha Galaico-lusitana, como denuncia o nome. O Paganismo Reconstrucionista que é a linha seguida pela Lānkia e a Wikka Keltaica, não se confunde o "ocultismo" e o "esoterismo" do Julius Evola, permeado de orientalismo, antes repudia como elementos estranhos e que infeccionam nossa herança celta. E quanto ao catolicismo, o Círculo Castilhista como movimento nacionalista, apoia fortemente o Catolicismo Popular, que no caso brasileiro é permeado por reminiscencias da antiga religiosidade céltica. De modo que não há contradição nenhuma, antes se complementam, e ambos legítimos porque são parte de nossa herança ancestral e portanto constituintes de nossa nacionalidade. E apenas para ficar mais claro, o Círculo Castilhista jamais permitiria ou mesmo permitira uma divisão "viking" ou "Asatru" em nossas fileiras, simplesmente porque não fazem parte de nossa herança ancestral.

    ResponderExcluir
  5. Recomendo que leia os seguintes artigos: Sangue e Tradição; A Teologia do Povo; A Destruição do Catolicismo Brasileiro como Processo de Des-brasileirização do Brasil.

    ResponderExcluir