quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Hy-Breasil - A Origem Céltica do Nome da Terra do Brasil


Para oeste, além do horizonte, aonde o céu se funde ao oceano, existe uma ilha envolta em brumas que segundo os marinheiros que já a viram, torna a sumir diante de seus olhos. Dizem os antigos, ser a ilha Hy-Breasil uma terra em que não há fome, nem doenças, nem calor, nem frio excessivos, aonde se viveria em um perene estado de felicidade. Tal seria o paraíso terrestre para aqueles que a encontrassem. Diziam ser a terra do exílio de Marlin e do Rei Artur.

Os navegadores que se dirigiram o oeste parece terem se embebidos por essa lenda, e ter sido a fonte que deu o nome do nosso País. Antes da descoberta oficial do Brasil, já era disseminado nos mapas náuticos a existência de uma suposta ilha chamada “Brasil”. Inclusive uma das ilhas dos Açores levava esse nome, ficando até os dias atuais o nome a um monte nela localizado.

É de se registrar, a grande tradição celta do norte de Portugal e Galiza. E especialmente no norte português se fez a primeira a escola de navegadores que irá consagrar a éra das grandes navegações.

Nem seria preciso recorrer ao mito gaélico, para justificar o nome Brasil, ante a tradição marítima dos portugueses e que já se evidenciava na alcunha da mencionada ilha nos Açores. Concorre decisivamente a presença bretã no Brasil recém descoberto, que antecedeu a ocupação portuguesa nos 30 anos subsequentes a sua descoberta, praticamente abandonado e francamente frequentado por mercadores normando-bretões.

É de se assinalar que os nomes oficiais, Terra de Santa Cruz, de Vera Cruz, posta pelas autoridades portuguesas nunca pegou. Na boca da maruagem bretã, de língua gaélica, a terra era "Brasil", se por influência do escambo do pau-brasil é uma possibilidade, mas parece certo ter concorrido o imaginário mítico que povoava aquela gente de navegadores.

Da parte dos portugueses, nome vulgar do Brasil era “Terra dos Papagaios”, talvez tenha pesado mais a difusão do nome Brasil pelos bretões e normandos(os 2 principais elementos franceses que traficavam Pau-Brasil) e uma vez que os portugueses vieram tomar posse definitiva da terra em 1530. O nome Brasil já se encontraria amplamente de uso comum. Em um cenário permanente de guerra com os franceses, até mesmo depois da virada do século, quando somente em 1616 são definitivamente batidos e expulsos.

De toda sorte, advindo o nome Brasil da árvore ou da ilha mitológica, o nome por certo é de origem celtóide: “bras”, brasa, vermelho ou “Hy-Brasil” os do vermelho. 

Da Lupercalia ao Entrudo, e desse ao Carnaval! Nesse Festival Celta, os Cães Ladram, a Banda Passa, e Viva o Carnaval!
O Dia de Todos os Santos, o Culto aos Mortos, uma Fé Celto-Católica.
Os Sertões - O Homem e a Terra.
Brasil Hespério  Bandeira do Brasil e Sua Retrospectiva Histórica
1139 - O Surgimento do Estado Nacional!
Os Brasilaicos, A Raíz Identitária do Brasil.
Do Kéltico ao Galaico-Português - A Língua dos Brasileiros.
Keltoi - Pela Restauração da Nobreza Brasileira.
Sangue e Tradição - O Nacionalismo Brasileiro e seus Elementos Caracterizadores.
Marcha de Titãs, Breviário Histórico do Nacionalismo Brasileiro
Apogeu e Queda de Uma Civilização
Os mais antigos da Europa!
Os Colonos Formadores.
Identidade e Formação da Nacionalidade Brasileira.
A Campanha de Itamaracá - As Primeiras Manifestações de Energia da Terra.
Nacionalidade e Nacionalismo.
O Arcadismo como Embrião do Nacionalismo Literário Brasileiro.
Calúnias e Difamações Contra os Bandeirantes - A Ação Patriótica dos Paulistas.
O Nascionalismo como Tomada de Consciencia e Defesa da Cultura Brasileira.
Divisão Breogan.
A Cepa - Os Lusitanos.
O Falseamento da Presença Judaica na Formação de Portugal e do Brasil.
V Geração Castilhista
Clãs Brasilaicos 
O Combate de Getúlio Vargas aos Regionalismos e as Doutrinas Estrangeiras

2 comentários:

  1. Olá como fazer parte dos círculos castilhistas (grupos de estudo)? Recentemente descobri a doutrina e estou muito interessado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato pela página "Círculos Castilhistas" no facebook.

      Excluir